KELME.... historias e curiosidades da marca

KELME


O espanhol é um dos povos mais fanáticos e apaixonados por futebol no mundo. A marca esportiva KELME, tratou de traduzir toda essa paixão em produtos de alta qualidade para a prática do esporte, levando o que há de melhor em chuteiras, tênis, bolas, luvas e equipamentos para dentro das quatro linhas, tudo com grande apelo as suas cores fortes, uma das características da marca espanhola. 

A história 
A história da marca começou em 1963 quando os irmãos Diego e José Quiles iniciaram a distribuição de calçados na Espanha. Porém, em pouco tempo, as produtoras de calçados esportivos, começaram a se interessar também pelos desenhos feitos pelos irmãos, então proprietários da empresa Sociedad Quiles Calzados. Somente em 1977 os irmãos registram a marca KELME, que pertencia a outra empresa espanhola. Em pouco tempo eles compraram essa empresa unindo criação, produção e distribuição e iniciaram a comercialização de calçados esportivos no mercado interno. Com isso, a marca traduziu a paixão do povo espanhol pelo futebol fabricando produtos de alta qualidade para a prática do esporte, levando a mais alta tecnologia para suas chuteiras. Pouco depois, a nova empresa também iniciou a fabricação de equipamentos esportivos, como por exemplo, bolas, luvas e caneleiras.


No ano de 1979, a empresa criou a equipe oficial KELME de ciclismo, um esporte bastante popular na Espanha e que fez muito sucesso, ajudando a marca a se tornar famosa entre os consumidores. A marca somente ingressou no segmento de futebol com o lançamento de suas primeiras chuteiras em plena Copa do Mundo de Futebol, realizada na própria Espanha em 1982. Pouco depois, em 1985, a KELME introduziu no mercado um de seus produtos mais emblemáticos e de maior sucesso: o tênis de basquete VILLACAMPA, que levava o nome de um famoso jogador espanhol da época chamado Jordi Villacampa. No ano de 1987, outro esporte, o atletismo, ganhou sua equipe oficial KELME. O sistema Flot System, composto por quatro tubos perpendiculares cheios de ar comprimido e um longitudinal, que reduzia o impacto, passou a equipar os calçados da marca em 1989. Era uma demonstração da preocupação da empresa em desenvolver novas tecnologias para melhorar o desempenho dos atletas.


No começo da década de 1990, La Garra, como é conhecida a marca na Espanha, inaugurou suas primeiras fábricas na Ásia para a produção de materiais e equipamentos esportivos. Pouco depois, em 1992, o sistema Flot Integral, com cilindros de gel, estreou nos calçados da marca. Neste ano, a marca espanhola começou a ganhar grande visibilidade mundial ao patrocinar a delegação espanhola nos Jogos Olímpicos de Barcelona. No ano seguinte a marca espanhola ingressou no gigantesco mercado americano. Outro fator que deu ainda maior visibilidade mundial a marca ocorreu no ano de 1994 quando a KELME passou a ser a fornecedora oficial de material esportivo do poderoso Real Madrid, parceria que perdurou por cinco anos. Nesta época a marca desembarcou com seus produtos no Brasil, se destacando imediatamente no futebol de salão, já que a maioria dos atletas praticante deste esporte adotou a KELME com sua marca preferida.


Desde o final da década de 1990, a marca começou a patrocinar vários atletas, principalmente jogadores de futebol, aumentando significativamente sua linha de produtos e consequentemente suas receitas. Porém, mesmo com um crescimento enorme a situação econômica da empresa começou a ruir, o que culminou, em 2002, com a Generalidade Valenciana assumindo o controle mundial da marca. Nos anos seguintes, investindo milhões de dólares para o desenvolvimento de novos produtos, a KELME surpreendeu o mercado ao lançar a primeira chuteira feita com “pele de tubarão” e a tecnologia TRX-5, além de uma avançada linha de tênis para corrida.


Em 2010, a KELME apresentou ao mercado o levíssimo tênis de corridas GRAVITY MC, que utilizava moderna tecnologia para médias e grandes distâncias. Além disso, a marca lançou no mercado uma nova linha de calçados para futsal, recriou o tênis de basquete Villacampa e uma coleção de tênis fashion inspirada nas seleções de futebol da Copa do Mundo. Mais recentemente a marca fez uma parceria com a Michelin, produtora de pneus e borracha, que resultou no desenvolvimento do KELME STAR 360º, um tênis cujo composto de borracha, desenvolvido pela empresa francesa, permite um controle perfeito, fornece grande flexibilidade, resistência e aderência, além de melhorar o conforto, reduzir o desgaste e aumentar a durabilidade do calçado . Atualmente a KELME é fornecedora oficial de material esportivo das equipes espanholas do Elche e Racing De Santander, além de patrocinar inúmeros jogadores espanhóis de futsal como Javi Rodríguez e Ángel Velasco. A KELME é ainda patrocinadora oficial da forte liga profissional de futebol de salão na Espanha.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. O primeiro deles possuía uma garra como símbolo, fato que levou a empresa a ficar conhecida na Espanha como “La Garra”. O logotipo composto por um grande “K” surgiu no ano de 1998, em substituição a tradicional garra. Mas não durou muito, e, em 2004 um novo logotipo com a tradicional garra, agora totalmente estilizada e moderna, foi apresentado ao mercado.


Os slogans 
Never give up. 
Nunca te rindas. 
La marca a batir. (década de 1970) 



Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1977 
● Fundador: Diego e José Quiles 
● Sede mundial: Elche, Espanha 
● Proprietário da marca: New Millennium Sports S.L. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Carlos García Cobaleda 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Chuteiras, tênis, bolas e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: NikeAdidasUmbroKappaDiadoraLotto, Joma, Topper ePenalty 
● Ícones: O logotipo representado por uma garra 
● Slogan: Never give up. 
● Website: www.kelme.com.br 

A marca no mundo 
A KELME, maior produtora de materiais esportivos da Espanha, comercializa sua linha de produtos, especialmente voltados para a prática do futebol, do futebol society e do futebol de salão, em mais de 75 países ao redor do mundo. A marca também fabrica produtos para atletismo, tênis e basquete, além de uma linha casual. 

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