AMWAY
Nos últimos 50 anos, a AMWAY não é reconhecida somente pelo seu modelo de vendas direta de enorme sucesso, mas também pela excelência em produtos, a preocupação com o meio ambiente e o compromisso com a segurança e a saúde. Afinal, seus produtos de saúde, beleza e para os cuidados do lar desempenham um papel positivo na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
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A história
A história começou com dois amigos de infância, no estado americano de Michigan, que sonhavam com uma vida melhor para suas famílias. Em 1949, Jay Van Andel e Richard DeVos, tiveram conhecimento dos Suplementos Nutricionais NUTRILITE™ e do sistema de venda direta que era utilizado na sua comercialização. Como vendedores bem sucedidos dos produtos da marca, eles chegaram a uma conclusão: quem quisesse trabalhar a sério, podia ter o seu próprio negócio através do sistema de venda direta. Para eles, as pessoas e suas relações eram partes primordiais de qualquer negócio bem-sucedido. Em 1959, os dois amigos e alguns sócios, procuravam novas idéias de produtos para expandir os seus esforços. O resultado foi a fundação da AMWAY (abreviação de The American Way Association) para representar os mais de 5.000 distribuidores amealhados pelos dois ao longo dos anos e a criação de seu primeiro produto de cuidados com a casa, até hoje conhecido como o limpador multiuso L.O.C.™ - Limpador Orgânico Concentrado.
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O primeiro slogan adotado pela empresa foi “O Know How dos Produtos de Cuidados do Lar… à sua porta”. Foi uma história instantânea de sucesso de vendas, que lhes proporcionou um mundo de novas oportunidades. Dois anos depois, a empresa também lançou o detergente para a roupa SA8™ com uma formulação biodegradável. Em 1963, foi lançado o DISH DROPS™ Detergente Líquido para louça, completando assim o trio de produtos que tornaria a empresa tão famosa e sólida financeiramente em seus primeiros anos. A excelente qualidade destes produtos também contribuiu para realçar o valor da marca AMWAY.
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O lançamento da linha de produtos para cabelos Satinique em 1965, e a linha de cosméticos Artistry em 1968, representou os primeiros avanços da empresa neste rentável segmento. Foi também nesta década, que os dois vislumbraram a possibilidade de dividir seu sucesso com outros que compartilhavam de seus valores e visão de negócio. Desenvolveram, então, um modelo de negócios único que permitiu que outras pessoas se juntassem à AMWAY e compartilhassem os benefícios de um negócio em expansão. O negócio se tornou então um modelo de recompensa e reconhecimento. Convencidos da relevância de seus valores, a qualidade e o potencial da oportunidade de negócios oferecida, mais e mais pessoas passaram a fazer parte da empresa. Em meados dos anos 70, os ônibus AMWAY já percorriam mais de 5 milhões de quilômetros por ano, entregando produtos a milhões de distribuidores. A empresa se expandiu, abrindo mercados em oito países em três continentes. A AMWAY iniciou operações na Austrália em 1971. Na seqüência vieram, rapidamente, Grã-Bretanha, Hong Kong e Malásia. A subsidiária japonesa, fundada em Tóquio, em 1979, rapidamente se tornou um dos maiores mercados da empresa.
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A aquisição do controle acionário da NUTRILITE Products Inc. tornou possível aos distribuidores americanos comercializarem a linha completa de suplementos alimentares da marca, que se converteram nos favoritos da América. Em poucos anos, a empresa tinha mais de 700 funcionários, mais de 200 produtos exclusivos e mais de 100 mil distribuidores. As vendas anuais da AMWAY cresciam rapidamente, superando os US$ 500 mil, pela primeira vez. Nos anos 80, a empresa expandiu sua sede em Ada, Michigan, e construiu uma nova fábrica de cosméticos, na qual os produtos ARTISTRY foram desenvolvidos e fabricados. Na América Latina iniciou suas operações em 1985 no Panamá, seguido pela Guatemala dois anos mais tarde. Em 1989, foi reconhecida como líder na promoção da consciência e educação ambientais, quando recebeu um dos mais prestigiosos prêmios das Nações Unidas por suas realizações em programas educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
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Nos anos 90, seguindo os passos dos pais, Steve Van Andel e Dick DeVos sucederam os fundadores no comando da empresa, construindo e dando continuidade ao sucesso da empresa. Durante esta década a expansão foi contínua, com um volume estimado de vendas atingindo US$ 5 bilhões por ano. A empresa ingressou em importantes mercados como México em 1990, Brasil em 1991, Argentina em 1993, Honduras, El Salvador, Chile, Uruguai e China em 1995, Costa Rica e Colômbia em 1996, e por fim, Venezuela e Índia em 1998. Enquanto isso, em todo o mundo, as afiliadas continuaram a apoiar seus distribuidores com o lançamento de sites de comércio eletrônico, para divulgar a oportunidade e comercializar os produtos AMWAY pela internet. Com a chegada do novo milênio, o compromisso da AMWAY com saúde e nutrição levou a empresa a ser pioneira em sistemas de tratamento de água, com resultados muito bem-sucedidos. A linha de produtos de tratamento de água - eSpring® - lançada em 2000, continua a deter, até hoje, um dos primeiros lugares no mercado global. Hoje em dia, apesar de Estados Unidos e Japão constituírem os maiores mercados da empresa, China, Rússia e Índia apresentam crescimentos invejáveis, contribuindo e muito para a expansão da AMWAY no mundo.
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A evolução visual
A identidade visual da AMWAY evoluiu bastante ao longo de sua história. A última mudança ocorreu na última década, quando o novo logotipo da marca ganhou ares bem mais modernos e sofisticados.
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Os slogans
Better Ideas. Better Life.
Where life gets better.-
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1959
● Fundador: Rich DeVos e Jay Van Andel
● Sede mundial: Ada, Michigan
● Proprietário da marca: Alticor Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Steve Van Andel
● Presidente: Doug DeVos
● Faturamento: US$ 8.4 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Distribuidores: + 3 milhões
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Vendas diretas
● Principais produtos: Produtos de limpeza, suplementos alimentares e comséticos
● Marcas: Nutrilite, L.O.C.™, SA8™, Satinique, Artistry e eSpring®
● Slogan: Better Ideas. Better Life.● Website: www.amway.com
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A história
A história começou com dois amigos de infância, no estado americano de Michigan, que sonhavam com uma vida melhor para suas famílias. Em 1949, Jay Van Andel e Richard DeVos, tiveram conhecimento dos Suplementos Nutricionais NUTRILITE™ e do sistema de venda direta que era utilizado na sua comercialização. Como vendedores bem sucedidos dos produtos da marca, eles chegaram a uma conclusão: quem quisesse trabalhar a sério, podia ter o seu próprio negócio através do sistema de venda direta. Para eles, as pessoas e suas relações eram partes primordiais de qualquer negócio bem-sucedido. Em 1959, os dois amigos e alguns sócios, procuravam novas idéias de produtos para expandir os seus esforços. O resultado foi a fundação da AMWAY (abreviação de The American Way Association) para representar os mais de 5.000 distribuidores amealhados pelos dois ao longo dos anos e a criação de seu primeiro produto de cuidados com a casa, até hoje conhecido como o limpador multiuso L.O.C.™ - Limpador Orgânico Concentrado.
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O primeiro slogan adotado pela empresa foi “O Know How dos Produtos de Cuidados do Lar… à sua porta”. Foi uma história instantânea de sucesso de vendas, que lhes proporcionou um mundo de novas oportunidades. Dois anos depois, a empresa também lançou o detergente para a roupa SA8™ com uma formulação biodegradável. Em 1963, foi lançado o DISH DROPS™ Detergente Líquido para louça, completando assim o trio de produtos que tornaria a empresa tão famosa e sólida financeiramente em seus primeiros anos. A excelente qualidade destes produtos também contribuiu para realçar o valor da marca AMWAY.
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O lançamento da linha de produtos para cabelos Satinique em 1965, e a linha de cosméticos Artistry em 1968, representou os primeiros avanços da empresa neste rentável segmento. Foi também nesta década, que os dois vislumbraram a possibilidade de dividir seu sucesso com outros que compartilhavam de seus valores e visão de negócio. Desenvolveram, então, um modelo de negócios único que permitiu que outras pessoas se juntassem à AMWAY e compartilhassem os benefícios de um negócio em expansão. O negócio se tornou então um modelo de recompensa e reconhecimento. Convencidos da relevância de seus valores, a qualidade e o potencial da oportunidade de negócios oferecida, mais e mais pessoas passaram a fazer parte da empresa. Em meados dos anos 70, os ônibus AMWAY já percorriam mais de 5 milhões de quilômetros por ano, entregando produtos a milhões de distribuidores. A empresa se expandiu, abrindo mercados em oito países em três continentes. A AMWAY iniciou operações na Austrália em 1971. Na seqüência vieram, rapidamente, Grã-Bretanha, Hong Kong e Malásia. A subsidiária japonesa, fundada em Tóquio, em 1979, rapidamente se tornou um dos maiores mercados da empresa.
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A aquisição do controle acionário da NUTRILITE Products Inc. tornou possível aos distribuidores americanos comercializarem a linha completa de suplementos alimentares da marca, que se converteram nos favoritos da América. Em poucos anos, a empresa tinha mais de 700 funcionários, mais de 200 produtos exclusivos e mais de 100 mil distribuidores. As vendas anuais da AMWAY cresciam rapidamente, superando os US$ 500 mil, pela primeira vez. Nos anos 80, a empresa expandiu sua sede em Ada, Michigan, e construiu uma nova fábrica de cosméticos, na qual os produtos ARTISTRY foram desenvolvidos e fabricados. Na América Latina iniciou suas operações em 1985 no Panamá, seguido pela Guatemala dois anos mais tarde. Em 1989, foi reconhecida como líder na promoção da consciência e educação ambientais, quando recebeu um dos mais prestigiosos prêmios das Nações Unidas por suas realizações em programas educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
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Nos anos 90, seguindo os passos dos pais, Steve Van Andel e Dick DeVos sucederam os fundadores no comando da empresa, construindo e dando continuidade ao sucesso da empresa. Durante esta década a expansão foi contínua, com um volume estimado de vendas atingindo US$ 5 bilhões por ano. A empresa ingressou em importantes mercados como México em 1990, Brasil em 1991, Argentina em 1993, Honduras, El Salvador, Chile, Uruguai e China em 1995, Costa Rica e Colômbia em 1996, e por fim, Venezuela e Índia em 1998. Enquanto isso, em todo o mundo, as afiliadas continuaram a apoiar seus distribuidores com o lançamento de sites de comércio eletrônico, para divulgar a oportunidade e comercializar os produtos AMWAY pela internet. Com a chegada do novo milênio, o compromisso da AMWAY com saúde e nutrição levou a empresa a ser pioneira em sistemas de tratamento de água, com resultados muito bem-sucedidos. A linha de produtos de tratamento de água - eSpring® - lançada em 2000, continua a deter, até hoje, um dos primeiros lugares no mercado global. Hoje em dia, apesar de Estados Unidos e Japão constituírem os maiores mercados da empresa, China, Rússia e Índia apresentam crescimentos invejáveis, contribuindo e muito para a expansão da AMWAY no mundo.
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A evolução visual
A identidade visual da AMWAY evoluiu bastante ao longo de sua história. A última mudança ocorreu na última década, quando o novo logotipo da marca ganhou ares bem mais modernos e sofisticados.
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Os slogans
Better Ideas. Better Life.
Where life gets better.-
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1959
● Fundador: Rich DeVos e Jay Van Andel
● Sede mundial: Ada, Michigan
● Proprietário da marca: Alticor Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Steve Van Andel
● Presidente: Doug DeVos
● Faturamento: US$ 8.4 bilhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Distribuidores: + 3 milhões
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Vendas diretas
● Principais produtos: Produtos de limpeza, suplementos alimentares e comséticos
● Marcas: Nutrilite, L.O.C.™, SA8™, Satinique, Artistry e eSpring®
● Slogan: Better Ideas. Better Life.● Website: www.amway.com
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A marca no Brasil
A trajetória da AMWAY no Brasil é polêmica. A empresa aterrissou por aqui em 1991 com um detergente concentrado que rendia um litro para cada 50 gotas de produto e rapidamente construiu uma vigorosa rede de 200 mil revendedores. Com isso, o Brasil passou à terceira posição no ranking da empresa, atrás dos Estados Unidos e Japão. Mas esse enorme sucesso não se sustentou. O declínio deveu-se a vários fatores. Boatos acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” nos funcionários e o descontentamento com a remuneração (baseada no sistema multinível, no qual o revendedor recruta novos associados e embolsa parte dos ganhos deles) fazem parte da lista. O golpe de misericórdia foi a desvalorização cambial, que encareceu os produtos. Um novo executivo assumiu o comando em 2000 com a missão de relançar a empresa e sua filosofia. A primeira providência foi “limpar” a carteira de revendedores, afastando os que não se adequavam ao perfil. Depois, cuidou de melhorar a rentabilidade. Obteve autorização da matriz para produzir (através de terceiros) itens específicos (maquiagem e perfumes) para o mercado local. Reforçou os mecanismos de treinamento dos revendedores e criou políticas de incentivo. A última etapa do plano foi a fabricação de produtos mundiais (iniciada com o sabonete da linha Body Series). Mas todas essas medidas foram em vão. As vendas não emplacavam. A empresa não desistiu, adotou outra estratégia: lojas próprias para os revendedores, além de deixar os detergentes de lado e priorizar produtos de beleza e de emagrecimento. Apesar de resultados consistentes, a empresa ainda parece carecer de credibilidade, mas está no caminho certo para uma consolidação defintiva no país.
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A marca no mundo
Atualmente a AMWAY, uma das maiores empresas de vendas direta do mundo com faturamento de US$ 8.4 bilhões e portfólio constituído por aproximadamente 450 produtos, conta com uma rede de 3 milhões de distribuidores em mais de 80 países. Seus produtos são distribuídos através de 38 centrais de distribuição localizados em 31 países ao redor do mundo. O centro de operações global da empresa está localizado em Ada, no estado do Michigan. Em mais de 1.5 quilômetros de extensão estão localizados os laboratórios, onde trabalha a equipe de pesquisa, composta por mais de 500 cientistas, equipes de desenvolvimento de produtos e pessoal de apoio para negócios em todo o mundo. Esta unidade é também uma das cinco instalações de produção da empresa no mundo. A empresa despacha mais de 30 mil itens diariamente, por meio de suas 49 docas de carga somente na cidade de Ada. Hoje em dia, suplementos vitamínicos, shakes de emagrecimento e produtos de beleza representam mais de 60% do faturamente global da empresa.
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Você sabia?
● O compromisso da AMWAY com a inovação e a investigação produziu mais de 700 patentes outorgadas.
A marca no Brasil
A trajetória da AMWAY no Brasil é polêmica. A empresa aterrissou por aqui em 1991 com um detergente concentrado que rendia um litro para cada 50 gotas de produto e rapidamente construiu uma vigorosa rede de 200 mil revendedores. Com isso, o Brasil passou à terceira posição no ranking da empresa, atrás dos Estados Unidos e Japão. Mas esse enorme sucesso não se sustentou. O declínio deveu-se a vários fatores. Boatos acusando a empresa de fazer “lavagem cerebral” nos funcionários e o descontentamento com a remuneração (baseada no sistema multinível, no qual o revendedor recruta novos associados e embolsa parte dos ganhos deles) fazem parte da lista. O golpe de misericórdia foi a desvalorização cambial, que encareceu os produtos. Um novo executivo assumiu o comando em 2000 com a missão de relançar a empresa e sua filosofia. A primeira providência foi “limpar” a carteira de revendedores, afastando os que não se adequavam ao perfil. Depois, cuidou de melhorar a rentabilidade. Obteve autorização da matriz para produzir (através de terceiros) itens específicos (maquiagem e perfumes) para o mercado local. Reforçou os mecanismos de treinamento dos revendedores e criou políticas de incentivo. A última etapa do plano foi a fabricação de produtos mundiais (iniciada com o sabonete da linha Body Series). Mas todas essas medidas foram em vão. As vendas não emplacavam. A empresa não desistiu, adotou outra estratégia: lojas próprias para os revendedores, além de deixar os detergentes de lado e priorizar produtos de beleza e de emagrecimento. Apesar de resultados consistentes, a empresa ainda parece carecer de credibilidade, mas está no caminho certo para uma consolidação defintiva no país.
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A marca no mundo
Atualmente a AMWAY, uma das maiores empresas de vendas direta do mundo com faturamento de US$ 8.4 bilhões e portfólio constituído por aproximadamente 450 produtos, conta com uma rede de 3 milhões de distribuidores em mais de 80 países. Seus produtos são distribuídos através de 38 centrais de distribuição localizados em 31 países ao redor do mundo. O centro de operações global da empresa está localizado em Ada, no estado do Michigan. Em mais de 1.5 quilômetros de extensão estão localizados os laboratórios, onde trabalha a equipe de pesquisa, composta por mais de 500 cientistas, equipes de desenvolvimento de produtos e pessoal de apoio para negócios em todo o mundo. Esta unidade é também uma das cinco instalações de produção da empresa no mundo. A empresa despacha mais de 30 mil itens diariamente, por meio de suas 49 docas de carga somente na cidade de Ada. Hoje em dia, suplementos vitamínicos, shakes de emagrecimento e produtos de beleza representam mais de 60% do faturamente global da empresa.
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Você sabia?
● O compromisso da AMWAY com a inovação e a investigação produziu mais de 700 patentes outorgadas.
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