NEW BALANCE
Seus tênis têm visuais despojados e simplórios. Mas utilizam as mais modernas tecnologias para práticas esportivas. Alguns de seus melhores modelos têm orgulho de ostentar na língua a inscrição “MADE IN U.S.A.”. Os preços facilmente passam da casa dos US$ 100. Eram vistos espontaneamente nos pés de Steve Jobs, criador da Apple, que utilizava o clássico modelo 991 como um quase uniforme de trabalho. A NEW BALANCE não utiliza celebridades para endossar seus produtos. Os atletas fazem essa função por si só. A NEW BALANCE é uma legítima “Anti-Nike”.
A história
A empresa foi fundada em 1906, na cidade de Belmont, estado americano de Massachusetts, pelo imigrante inglês William J. Riley, na época um jovem garçom de apenas 33 anos, com o nome de NEW BALANCE ARCH COMPANY, para produzir calçados com palmilhas e arcos ortopédicos sob prescrição médica, utilizados para corrigir problemas e aliviar dores de pessoas que passavam o dia todo trabalhando em pé. Seu projeto tinha melhor ajuste e proporcionava uma sensação superior do que qualquer outro calçado disponível no mercado, que já em 1909, Riley estava listado no catálogo comercial de Boston como “sapateiro”. Depois de conseguir com que seus calçados fossem reconhecidos pela qualidade e conforto e sobreviver à grande depressão que assolou os Estados Unidos no início dos anos de 1930, William decidiu que era chegada a hora de diversificar seus negócios. Por isso, em 1934, ele firmou uma parceria com seu melhor revendedor, Arthur Hall, que começou a vender os calçados NEW BALANCE para outros segmentos, especialmente aqueles onde as pessoas ficavam muitas horas em pé, como por exemplo, policiais, bombeiros e garçons.
Porém com o passar do tempo, a empresa começou a receber encomendas de atletas para que confeccionasse tênis para atletismo que se moldassem aos pés. A NB então começou a criar e fabricar tênis sob medida, para todo tipo de pé, incrementando suas vendas consideravelmente. William se inspirou nos pés das galinhas e no seu balanço perfeito para criar, em 1938, o primeiro tênis de corrida da marca para o clube de corrida de Boston, conhecido como Boston Brown Bag Harriers. O modelo de corrida com travas foi desenvolvido e feito à mão pela empresa primeiramente para o atleta Dan McBride. Mais tarde, em 1940, o atleta competiu com um par desses tênis feito de couro preto de canguru com solas de borracha na Corrida de Reddish Road, Jamaica Plain, Massachusetts.
O sucesso desse calçado espalhou-se rapidamente e, em 1941, a NEW BALANCE estava criando calçados personalizados para corrida, beisebol (especificamente para a equipe do Boston Braves), basquete, tênis e boxe. Em 1954, Arthur Hall vendeu o negócio para sua filha e seu genro, Eleanor e Paul Kidd. Os arcos de sustentação e indicação de calçados foram a base dos negócios da empresa até 1961 quando foi desenvolvido o Trackster, primeiro tênis de corrida feito com uma sola ondulada e disponível em diversas larguras, uma característica que iria se tornar o padrão para os produtos NEW BALANCE. O Trackster logo se tornou o tênis mais escolhido por técnicos de corrida das faculdades americanas e dos diretores de atividades físicas da YMCA (conhecida aqui no Brasil como Associação Cristã de Moços), especialmente por ser o primeiro calçado de corrida feito para minimizar impactos e evitar lesões. A partir deste momento a empresa tomaria um novo rumo na fabricação de calçados esportivos. Durante esta década, a reputação da NEW BALANCE cresceu através da indicação de profissionais especializados e da propaganda em massa. Isso só foi possível em virtude da fabricação de calçados de alta performance e inovação com disponibilidade em diversas larguras. Em poucos anos, a produção de tênis esportivos se tornou o elemento básico para a NEW BALANCE se expandir, inclusive internacionalmente.
No início da década de 70, a empresa foi comprada por James “Jim” S. Davis, que atualmente é o único dono e chairman da NEW BALANCE, por irrisórios US$ 100 mil. Nesta época a empresa empregava um punhado de funcionários que produziam 30 pares de tênis diariamente em uma garagem na pequena cidade de Watertwon em Massachusetts. Deste momento em diante começou um dinâmico desenvolvimento da empresa, com a construção de uma rede de distribuição, e principalmente com o lançamento em 1976 do modelo 320, que logo se tornou campeão de vendas nos Estados Unidos e colocou a NEW BALANCE entre as melhores produtoras de tênis esportivos do mundo.
A marca ganhou enorme visibilidade quando o atleta Tom Fleming conquistou o primeiro lugar na tradicional maratona de Nova York competindo com um par de NEW BALANCE 320, o que rendeu ao modelo o título de melhor calçado no ranking mundial de corredores. Esse sucesso foi de extrema importância para que a empresa expandisse sua linha de calçados esportivos, com muitas opções de cores, estilos e tamanhos. Na década de 80, época em que a marca iniciou a comercialização de seus produtos no Brasil, começou a desenvolver a série 990 de tênis para corrida, que revolucionou o mercado ao propiciar estabilidade, flexibilidade e suporte nunca visto antes em um calçado esportivo. Muitos modelos da série, como por exemplo, 996, 997, 998, 999, 1200, 1500 e 1600, fizeram um sucesso enorme e se tornaram ícones no segmento, contribuindo e muito para a imagem de qualidade e superioridade da NEW BALANCE no mundo inteiro.
Em meados dos anos 90 o faturamento da empresa já ultrapassava US$ 221 milhões. Ao final desta década, em 1998, ao adquirir a empresa Dunham Bootmakers, a NB ingressou no segmento de calçados “outdoor” (para prática de esportes ao ar livre), expandindo assim seu território de atuação. Nos anos seguintes a empresa cresceu principalmente no mercado internacional, aumentou consideravelmente sua linha de produtos, licenciou sua marca para outros segmentos e se transformou em uma das mais respeitadas marcas americanas.
Em 2009 a NB lançou uma campanha, denominada “New Balance Creative Contest”, que pretendia retomar o seu estilo “young” e “cool” diante dos seus entusiastas. Nesta época a marca estava preparando o lançamento de dois novos modelos – 576 e 1700 – e para isso introduziu um concurso para as pessoas que estivessem interessadas na customização destes novos modelos, enviassem suas “propostas artísticas”. Para garantir a participação do maior número de interessados, a marca propôs colocar os melhores trabalhos no mercado, em lojas do mundo inteiro – ao todo, 600 pares de cada estilo. Recentemente a NEW BALANCE apresentou mais uma de suas revolucionárias tecnologias que utiliza nitrogênio no calcanhar do calçado garantindo assim uma eficiente absorção de impacto e maior leveza do tênis.
Hoje em dia, a linha running (corrida) da NEW BALANCE é produzida com a tecnologia mais avançada que existe no segmento esportivo. Prova disso, foi sua eleição por três anos consecutivos como a número 1 em tênis para a prática de esporte no mercado americano, em pesquisa realizada pela Brand Keys, líder mundial em pesquisa de lealdade do consumidor.
A linha do tempo
1961
● Lançamento do modelo TRACKSTER, primeiro tênis de corrida com solado de borracha ondulado para melhor tração e feito em vários tamanhos e formas.
1982
● Lançamento do modelo NB 990, primeiro tênis do mercado a custar US$ 100, que utilizava revolucionárias tecnologias de absorção de impacto proporcionando um alto grau de conforto durante a prática esportiva. A divulgação do modelo fazia uma pergunta crucial: At a suggested retail price of US$100, (was) the 990 too expensive, or too inexpensive?
1985
● Lançamento do NB M995, uma versão mais moderna do modelo 990, que utilizava tecnologia ENCAP, para dissipação de impacto e estabilização do pé.
1988
● Lançamento do NB M996, um modelo com revolucionárias tecnologias de absorção de impacto e primeiro a utilizar material refletivo para corridas e práticas esportivas noturnas.
1989
● Lançamento do tradicional modelo NB 1500, primeiro tênis do mercado a custar US$ 150. O modelo se tornou um dos mais tradicionais e conhecidos da marca em toda sua história, amplamente utilizado por artistas e celebridades.
1990
● Lançamento do NB W997, primeiro modelo especificamente desenvolvido para mulheres.
● Correndo com o modelo RC110 RACING COMP, o marroquino Khalid Khannouchi quebrou o recorde mundial de maratona com o tempo de 2:05:41, na tradicional Maratona de Chicago.
1993
● Lançamento do NB M998, um modelo que se tornaria ícone da marca. O modelo possuía tecnologia ABZORB de amortecimento e dissipação de impacto. O tradicional N (de NEW BALANCE) contido no tênis era feito de material refletivo e brilhava a noite.
1995
● Lançamento do MX 650, um tênis de corrida especificamente desenvolvido para suprir as necessidades do atleta que passava de uma modalidade à outra dentro do segmento de corrida.
1997
● Lançamento do NB M999, uma evolução do modelo M998.
● Lançamento do NB 840, primeiro tênis da marca desenvolvido especificamente para caminhadas técnicas.
1999
● Lançamento do modelo NB M991, tênis que se tornou um clássico da marca. Em 2005 o modelo foi reeditado ganhando um visual mais moderno e novos detalhes.
2000
● Apresentação do modelo RC-1001 que utilizava o sistema N-ergy S.C., uma tecnologia de última geração na dissipação e absorção de impacto, fazendo com que o atleta gastasse menos energia nas atividades físicas. Atualmente o sistema está disponível em uma grande variedade de calçados de alta performance da marca.
2006
● Lançamento em comemoração aos 100 anos da marca da linha CLASSICS, composta por antigos tênis de corrida NEW BALANCE da década de 70, que foram reeditados com um visual descolado, e em cores modernas e arrojadas. Com apelo totalmente modal, os cinco tênis que compunham a nova linha eram produzidos dentro dos mais altos padrões de qualidade da marca, com materiais atuais, como couro (flor integral), camurça e malha sintética, seguindo as cores da moda. Os modelos ganharam status de vintage, causando uma mudança das pistas de corrida para a moda. Considerada um ícone da marca, esta linha é vendida com sucesso em alguns países da Europa, Ásia e Estados Unidos e aumentou em 70% as vendas da NEW BALANCE na França, Itália e Japão.
2008
● Inauguração do SPORTS RESEARCH LAB, um moderno laboratório focado no desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias e testes de novos produtos.
2009
● Lançamento do NB 1063, calçado top de linha da categoria de amortecimento, indicado para corredores de pisada neutra ou supinada. Este modelo foi desenvolvido dentro da metodologia Total Fit. Como consequência da aplicação dessa nova tecnologia esse modelo chegou ao mercado cheio de melhorias, entre as quais: forma totalmente redesenhada, principalmente na biqueira, proporcionando além de maior beleza, melhor aerodinâmica e calçabilidade; O calcanhar foi equipado com o ABZORB DTS 2.0, segunda geração da tecnologia de amortecimento premium da marca, conferindo ainda mais amortecimento de impacto, maciez e conforto na passada; alinhada com as questões ambientais, incorporou um tecido feito à base de casca de coco como forro interno do cabedal, que minimiza o aparecimento de bolhas e irritações por não ter costuras internas.
2011
● Lançamento da linha NB MINIMUS, que proporciona ao corredor a sensação de estar descalço com a mesma proteção e resistência de um tênis de performance. Essa linha possui modelos extremamente leves (conta com tecnologia Reduces Seams para reduzir o peso do calçado e auxiliar na leveza dos movimentos) e minimalistas, que unem estilo e conforto para quem curte corridas naturais. Inicialmente essa linha oferecia três modelos, um para uso casual, um para “rua” (road) e outro para trilha.
2012
● Lançamento do tênis NB 1080V2, que conta com o revolucionário sistema de amortecimento N2, com injeção de nitrogênio no calcanhar. Essa tecnologia garante absorção do impacto com maior leveza: o calçado pesa apenas 297 gramas.
As tecnologias
A NEW BALANCE sempre teve seus pilares centrados na inovação tecnológica de sistemas e tecnologias revolucionárias, além de matérias-primas exclusivas, que construíram uma reputação sólida entre atletas e técnicos profissionais. Entre as principais tecnologias criadas pela NB podemos destacar:
Nlock - Sistema de amarração que abraça e envolve o pé aumentando a firmeza e o conforto e minimizando a movimentação interna.
Lightning Dry - Tecido do colarinho que facilita a transferência do suor e da umidade. Os tecidos utilizam as mais finas microfibras de poliéster ou nylon disponíveis no mercado. Além disso, as microfibras mais finas proporcionam um toque macio aos tecidos, que possuem proteção contra a ação dos raios UVA e UVB.
Air Mesh - Tecido leve, estruturado com trama aberta que facilita a transferência de calor.
Ortholite Insert - Exclusiva palmilha de material flexível e construção ergonômica.
Abzorb - Exclusiva tecnologia NEW BALANCE de amortecimento e dissipação de impacto. Elaborada com materiais celulares, possui propriedade de amortecimento de impacto.
Abzorb FL - Exclusivo material da entressola que oferece muito mais amortecimento de impacto do que materiais convencionais.
Dual Density – Espuma localizada na região do calcanhar com duas densidades, promovendo conforto extra e calçabilidade.
Cocona Phantom Liner – Formação interna sem costura feita de tecido “Green” à base de casca de coco, que evita irritações da pele e o aparecimento de bolhas.
TS2 - Material de múltipla densidade estrategicamente posicionado na parte interna do calçado.
NDurance - Composto de borracha localizado no calcanhar, aumentado a durabilidade da sola.
Acteva – Exclusivo material formulado com substâncias especiais como o Dupont Engaged, 12% mais leve que o EVA, oferecendo assim excelente enorme durabilidade.
Flex Grooves – Solado feito com um composto de borracha especial (Blown Rubber) e com sulcos projetados especialmente para garantir mais flexibilidade durante a corrida.
REVlite – Lançada em 2010, é uma espuma ultra-leve, fazendo com que os tênis pesem 30% menos que os modelos de mesmo padrão.
Porque os números?
Hoje, a NEW BALANCE mantém sua história através do sistema de numeração de seus modelos de tênis, que deve sua origem a um homem chamado Arthur Heckler. Em vez de dar nome aos diferentes modelos de calçados, Heckler escolheu dar números a eles porque queria dar ênfase à filosofia da NEW BALANCE, e não a um calçado em especial. Até hoje, essa filosofia é conservada à medida que os números dos modelos são aperfeiçoados para incorporar novas tecnologias e novos designs. Alguns dizem que inicialmente o sistema de numeração adotado se referia ao preço sugerido do modelo no mercado: o TRACKER 320 custava US$ 32 e o 990 era vendido por US$ 99.
Made in U.S.A.
Com boa parte da fabricação de calçados esportivos transferida para países asiáticos, a NEW BALANCE se orgulha de ser uma das pouquíssimas marca de calçados esportivos com significativa produção ainda em solo americano. Aproximadamente 28% de seus tênis vendidos no mercado americano são produzidos em suas cinco modernas fábricas, localizadas nos estados de Maine (Skowhegan, Norway e Norridgewock) e Massachusetts (Boston e Lawrence). Por isso a marca faz questão de bordar em letras garrafais nas línguas de seus tênis a inscrição Made in U.S.A.
A filosofia da marca
Desde os dias em que vendia palmilhas ortopédicas a policiais e garçons, a NEW BALANCE se diz uma empresa preocupada em atender às necessidades do atleta do dia-a-dia. Foi perseguindo incansavelmente essa meta que a marca desenvolveu a filosofia “Endorsed By No One”(Representado por ninguém), que dita que um produto de qualidade superior venderá a si mesmo melhor do que qualquer superatleta ou celebridade poderia fazer. Para produzir calçados e vestuários esportivo de qualidade superior é preciso fabricá-los em todos os tamanhos e larguras, porque um melhor ajuste resulta em um melhor desempenho. Para assegurar os calçados e o vestuário com o melhor ajuste e o melhor desempenho, a NB concentra-se em aprimorar a tecnologia e os métodos de produção constantemente.
A evolução visual
O logotipo da marca com seu tradicional “N riscado” passou por pequenas modificações ao longo dos anos. E foi justamente na diminuição da quantidade de riscos na letra N.
Os slogans
Let’s Make Excellent Happen. (2011)
LOVE/hate. This is New Balance. (2009)
Endorsed By No One. (2008)
N is for fit.
Fit for you, fit for your sport.
New Balance. Achieve.
We don’t live by fashion. Then again, we don’t die by it either. (Década 80)
A more intelligent approach to building shoes. (1992)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1906
● Fundador: William J. Riley
● Sede mundial: Boston, Massachusetts
● Proprietário da marca: New Balance Athletic Shoe, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Jim Davis
● CEO: Robert DeMartini
● Faturamento: US$ 2 bilhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Europa
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Tênis, vestuário e acessórios esportivos
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Puma, Reebok, Asics e Mizuno
● Ícones: A letra N de seu logotipo
● Slogan: Let’s Make Excellent Happen.
● Website: www.newbalance.com
A marca no mundo
A NEW BALANCE, segunda marca de tênis de corrida mais vendida do mercado americano, produz parte de seus calçados em suas 5 fábricas nos Estados Unidos, além de uma fábrica no Reino Unido (que responde por 30% da produção comercializada na Europa e possui capacidade de fabricar mais de 28.000 pares por semana), e vende seus produtos em mais de 120 países, obtendo faturamento acima de US$ 2 bilhões. Atualmente sua linha completa é composta por mais de 220 produtos, incluindo roupas esportivas e acessórios, como por exemplo, cronômetros e monitores cardíacos.
Você sabia?
● A NEW BALANCE, quarta maior produtora de calçados esportivos dos Estados Unidos, vende anualmente mais de 50 milhões de pares de tênis.
● Sempre fiel aos esportes e convicta de seus benefícios para a vida de qualquer pessoa, a NB ainda é proprietária de outras 5 marcas, além da que leva o nome da empresa. A Aravon, por exemplo, fabrica calçados femininos baseados no conforto. A Brine e a Warrior são focadas em artigos de alta performance para esportes como hóquei, futebol e vôlei. As outras duas – Dunham e PF Flyers – desenvolvem tênis e sapatos para composição de um estilo casual.
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