LOTTO.... historias e curiosidades da marca

LOTTO

Foco contínuo na inovação é uma das principais forças da marca esportiva LOTTO. Tecnologia, design inovador e estilo italiano, são características obrigatórias contidas nos artigos de alta performance para tênis e futebol, bem como para os produtos de lazer. É o “DNA” italiano no coração do esporte.

A história
Tudo começou em junho de 1973 na pequena cidade de Montebelluna, na província de Treviso, quando a família Caberlotto, então proprietária do time de futebol profissional do Treviso F.C, resolveu ingressar no segmento de acessórios esportivos. Para isso, a tradicional família fundou a LOTTO (nome derivado das últimas cinco letras de seu sobrenome), estreando como fabricante de calçados esportivos no mês de junho daquele mesmo ano. Calçados para tênis sinalizavam o início da produção, seguida por modelos para a prática do basquete, vôlei, atletismo e futebol. Roupas esportivas e equipamentos para futebol como luvas, bolas e caneleiras começaram a ser produzidos posteriormente. Nos primeiros dez anos, a LOTTO se focou no mercado interno italiano, tornando-se uma marca de referência em artigos esportivos e líder no segmento de tênis. Somente em meados da década de 80, a LOTTO começou a criar e fabricar os primeiros modelos de calçados para futebol (chuteiras) e assinou grandes contratos de parceria com renomados jogadores e times internacionais como John Newcombe, Andrei Gomes e José Luis Clerc, no tênis, Ruud Gullit, Dino Zoff e a seleção nacional da Holanda, no futebol. Com isso, a marca italiana começou a ganhar visibilidade internacional.


Seu envolvimento em ambos os esportes, o design e a grande sintonia aplicada na elaboração de seus produtos, junto com sua imagem de liderança, fizeram da empresa líder nos segmentos de tênis e futebol. No mesmo período, a empresa expandiu suas operações para o mercado exterior, exportando seus produtos principalmente para outros países europeus. O crescimento internacional da marca ocorreu rapidamente e dez anos mais tarde a LOTTO já era distribuída em mais de 60 países ao redor do mundo. Em junho de 1999, a empresa foi adquirida por um grupo de investidores locais que já possuíam grande experiência no segmento esportivo. A empresa então foi rebatizada de LOTTO SPORT ITÁLIA S.p.A., com o objetivo de explorar os pontos fortes da marca – dinamismo, inovação, qualidade, design italiano e a verdadeira paixão por esportes – combinados com dedicação e efetividade no atendimento ao consumidor.


Em plena Copa do Mundo de Futebol de 2006 a marca italiana lançou um de seus produtos de maior sucesso: a chuteira Zhero Gravity, que tinha como principais diferenciais o fato de não ter cadarços e pesar apenas 225 gramas. A chuteira contava ainda com o sistema Pro-fit, que garantia o ajuste perfeito ao pé; não absorvia água e era anti-abrasiva devido ao material de microfibra especial utilizado em sua confecção. Além disso, as travas prendiam e desprendiam do gramado com facilidade, o que era fundamental para evitar lesões.


A empresa italiana desembarcou oficialmente no Brasil no mês de maio de 2007, e, em pouco mais de três anos conquistou seu espaço, especialmente no futebol onde atualmente patrocinando o time do Sport do Recife, Fortaleza, Bahia, Coritiba, Goiás e Ponte Preta. Hoje em dia, na Europa a LOTTO patrocina clubes tradicionais como Fiorentina (Itália), Deportivo La Coruña (Espanha), Sochaux e Nice (França). Já na América do Sul a marca italiana é parceira das equipes do San Lorenzo (Argentina) e El Nacional (Equador), além da seleção da Costa Rica e do Panamá.


Ao todo no mundo a LOTTO patrocina mais de 700 atletas, entre eles craques como os italianos Luca Toni e Giuseppe Rossi, o espanhol Joan Capdevilla, o goleiro Petr Cech (Chelsea) e grandes jogadores do futebol brasileiro como o goleiro Doni; além de aproximadamente 58 times de futebol. No tênis patrocina torneios importantes como o Italian Open e jogadores renomados como David Ferrer, Robin Soderling, Andreas Beck, Guillermo Garcia Lopez, Francesca Schiavone, Tsvetana Pironkova, Ekaterina Makarova e Carla Suarez Navarro.


Atualmente, o segmento de produtos para alto desempenho foi fortalecido, em sintonia com a miss
ão da empresa. Uma atenção especial está sendo dada à tecnologia no desenvolvimento da linha de calçados e roupas para o futebol e o tênis, assegurando a liderança mundial da marca, com produtos que ultrapassam a barreira da inovação e do design. Ao mesmo tempo, os conhecimentos vindos da área profissional encorajaram a LOTTO a desenvolver uma completa linha, masculina e feminina, de produtos para o lazer, inspirada na imagem esportiva e na distinção de tecido, cores e estilos.


A evolução visual
Os dois losangos presentes no logotipo da marca significam dois campos esportivos e sobrepostos, os quais sinalizam a filosofia da LOTTO comprometida desde o início com o futebol e o tênis, e depois com a vocação natural para a vida esportiva em geral. O logotipo original passou por sua primeira modificação em 1977. Duas décadas mais tarde, em 1999, o logotipo ganhou uma caixa preta no nome da marca e uma vermelha no tradicional símbolo. Recentemente o logotipo passou por uma pequena modernização, adotando uma nova tipologia de letra.


Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1973
● Fundador: Família Caberlotto
● Sede mundial: Trevignano, Itália
● Proprietário da marca: Lotto Sport Itália S.p.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Andrea Tomat
● Faturamento: €400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 950
● Segmento: Artigos esportivos
● Principais produtos: Vestuário, calçados e equipamentos para tênis e futebol
● Principais concorrentes: Nike, Adidas, Puma, Diadora e Umbro
● Slogan: Italian Sport Design.● Website: www.lottosport.com

A marca no mundo
Atualmente a LOTTO, líder na produção e distribuição de calçados, vestuários e acessórios esportivos na Itália, comercializa sua vasta linha de produtos, especialmente com ênfase no tênis e futebol, em 110 países ao redor do mundo, estando presente nos principais mercados futebolísticos. Uma atenção especial é voltada para o desenvolvimento e implantação de lojas exclusivas (lojas próprias, corredores comerciais e outlets), e também em quiosques de grandes lojas, os quais hoje se proliferam rapidamente na Itália e em todo mundo.

Você sabia?
● A LOTTO sempre marcou presença na mais importante competição futebolística do mundo. Isto inclui o capitão italiano Dino Zoff na Copa de Espanha em 1982, o goleiro brasileiro Claudio Taffarel na Copa dos Estados Unidos em 1994, do artilheiro da Copa da França em 1998 - Davor Suker, o brasileiro Cafu capitão na Copa da Coréia-Japão em 2002, além do trio: Luca Toni, Perrotta, Camoranesi na Copa da Alemanha de 2006.
● Em novembro de 2006, a empresa italiana adquiriu a Etonic, empresa americana líder na produção de calçados para corrida, golfe, boliche e caminhada.

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