FILA
Hoje em dia, o tradicional logotipo que exibe com orgulho a letra F estilizada da marca italiana FILA é símbolo de status urbano em cidades como Nova Iorque, Tóquio e Milão. Ele desfila com desenvoltura por esportes de elite como tênis e golfe, além de ser presença constante em provas de atletismo, especialmente pelos pés de atletas quenianos.
A história
A história da marca data do ano de 1911 quando a empresa foi fundada pelos irmãos Fila na pequena cidade de Biella, próxima a Milão na Itália e nas sombras dos belos Alpes italianos. Inicialmente a empresa começou confeccionando roupas íntimas para as pessoas da região. Sob o comando de Enrico Frachey, a empresa somente ingressou na área esportiva em 1973, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. Foi nesse ano que a empresa lançou sua primeira linha esportiva de roupas para a prática do tênis, esporte em que a FILA estaria intimamente ligada nas décadas seguintes. Essa primeira linha era chamada de “White Line” e ao contrário do que o nome pode sugerir, as roupas eram coloridas, uma novidade para o conservador e clássico mundo do tênis na época. O tenista sueco Björn Borg foi o primeiro a vestir uma roupa esportiva da marca FILA apenas com a primeira letra da marca, que anos depois, ficaria tão conhecido quanto as listras da Adidas ou os símbolos da Nike e Puma.
O sucesso feito pela inovadora linha de roupas, mais a imagem associada ao tenista Björn Borg, além de Guillermo Vilas, levaram a marca a ser conhecida no mundo todo. Posteriormente a empresa ingressou em esportes como esqui na neve e esportes aquáticos. Em 1976 lançou a famosa “Sail Cloth Jacket”, uma jaqueta única, 100% em cóton, com enchimentos nos ombros e cotovelos, para ser utilizada em alpinismo. Foi também neste mesmo ano que a marca italiana começou a ganhar notoriedade no esqui. No início da próxima década, a marca italiana introduziu no mercado sua primeira coleção fashion. Somente em 1983 a FILA introduziu no mercado o primeiro tênis e a primeira sandália da marca. Em 1988 voltou a atrair a atenção mundial ao assinar patrocínio com o tenista alemão Boris Becker, que se tornou sua principal estrela nos anos seguintes.
A marca italiana desembarcou no Brasil nesta década através do patrocínio de grandes atletas como os tenistas Fernando Meligeni e Fernanda Alvesa, além do envolvimento com o grupo de corredores quenianos, conhecidos por colecionar vitórias em provas de resistência no atletismo. Foi também nesta década que a marca italiana ingressou no mercado americano. Em 1993, o recordista mundial dos 10 mil metros, Moses Tanui, correu a maratona de Nova York, vestindo roupas e tênis FILA. O mercado americano mostrou interesse nos calçados da empresa, que obteve uma explosão de vendas entre 1992 a 1996, especialmente em virtude dos tênis para a prática de basquete. Em 1996 a FILA ingressou no mundo do futebol assinando contrato com o italiano Franco Baresi, jogador do Milan e considerado um dos melhores defensores da história. No ano seguinte começou a vestir equipes de futebol com seus uniformes.
Em 1997 reforçou sua linha de acessórios com o lançamento de sua primeira coleção de relógios. A linha de roupas e tênis para corridas ganhou ênfase no ano de 1999. Durante toda essa década, a marca italiana reforçou sua imagem patrocinando atletas como o esquiador italiano Alberto Tomba, a tenista Monica Seles e o queniano Paul Tergat, além de eventos esportivos importantes. No início do novo milênio a FILA resolveu focar seus produtos nas linhas de corridas, casual, outdoor (para prática de esportes de aventura), tênis e basquete. Em 2001 foi inaugurada em Milão sua primeira loja própria, batizada FILA SPORT LIFE. Posteriormente outras unidades seriam inauguradas em cidades cosmopolitas como Nova York, Roma, Londres e Tóquio. Pouco depois, em 2003, a marca foi comprada pela americana Sport Brands Internacional, do grupo Cerberus, exceto a unidade da Coréia do Sul que atuava sob licença. Porém, em 2007, a subsidiária coreana adquiriu por US$ 400 milhões o comando mundial da empresa.
A partir de 2008, a FILA passou a ser a marca esportiva oficial do campeonato de tênis de Wimbledon, um dos mais tradicionais do mundo. Durante os cinco anos de contrato, a marca forneceu uma gama de calçados das linhas de performance e casual para os participantes do torneio. O acordo fazia parte da estratégia global de investimentos em campeonatos de tênis e jogadores de elite, como Svetlana Kuznetsova, Agnes Szavay, Dmitry Tursunov, Janko Tipsarevic, Andreas Seppi e Marin Cilic. A parceria marcou ainda o lançamento da nova geração de tênis para a prática do esporte, o Fila Alfa Wimbledon. Cada detalhe do calçado foi especialmente desenhado para proporcionar mais conforto e desempenho para o atleta. Recentemente a FILA resolveu reviver o glamour dos anos 70, e lançou uma nova coleção baseada em roupas e acessórios da época. A marca decidiu reavivar os clássicos depois que colocou alguns itens em exposição nas suas lojas, recebendo uma resposta fantástica dos consumidores.
Em 2011, ano em que a FILA completa o seu centenário, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ser contemplado com a loja-conceito da marca. A FILA STORE, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo, conta com um espaço para coleções exclusivas e importadas, além de apresentar como diferencial um ambiente harmonioso e sofisticado. A loja foi inspirada na história da grife italiana e conta com dois ambientes, um voltado para a linha de esporte – performance, e o outro voltado para a coleção style – casual.
A evolução visual
A identidade visual da marca italiana passou por pequenas modificações ao longo dos anos. Perdeu o contorno e ganhou um tom de azul mais escuro.
Os slogans
Make the rules. (2010)
Sport & Life.
Creativittá dello Sport.
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1911
● Fundador: Os irmãos Fila
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
● Proprietário da marca: Fila Korea Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Gene Yoon
● Presidente: Young-Chan Cho
● Faturamento: US$ 581.7 milhões (2010)
● Lucro: US$ 78.9 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 787 milhões (agosto/2011)
● Lojas: + 65
● Presença global: 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Marca esportiva
● Principais produtos: Calçados esportivos, roupas e acessórios
● Principais concorrentes: Head, Nike, Adidas e New Balance
● Ícones: O “F” estilizado do seu logotipo
● Slogan: Make the rules.
● Website: www.fila.com
A marca no mundo
Atualmente a FILA está presente em mais de 55 países ao redor do mundo, focando suas vendas principalmente em artigos esportivos voltados para a prática de corrida, tênis, golfe e esqui, contando ainda com uma extensa linha de produtos de aventura, roupas e acessórios. A marca italiana, que faturou mais de US$ 580 milhões em 2010, possui uma rede exclusiva com mais de 65 lojas próprias em países como Estados Unidos, Itália, Coréia do Sul, Japão e Brasil. Atualmente, a produção mundial da FILA é feita, majoritariamente, na China.
Você sabia?
● A tenista belga Kim Clijsters é a principal atleta patrocinada pela marca italiana. No Brasil, a marca tem o futebol entre seus maiores investimentos, patrocinando as equipes do Botafogo (RJ) e do Figueirense (SC) como fornecedora de material esportivo.
A história
A história da marca data do ano de 1911 quando a empresa foi fundada pelos irmãos Fila na pequena cidade de Biella, próxima a Milão na Itália e nas sombras dos belos Alpes italianos. Inicialmente a empresa começou confeccionando roupas íntimas para as pessoas da região. Sob o comando de Enrico Frachey, a empresa somente ingressou na área esportiva em 1973, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. Foi nesse ano que a empresa lançou sua primeira linha esportiva de roupas para a prática do tênis, esporte em que a FILA estaria intimamente ligada nas décadas seguintes. Essa primeira linha era chamada de “White Line” e ao contrário do que o nome pode sugerir, as roupas eram coloridas, uma novidade para o conservador e clássico mundo do tênis na época. O tenista sueco Björn Borg foi o primeiro a vestir uma roupa esportiva da marca FILA apenas com a primeira letra da marca, que anos depois, ficaria tão conhecido quanto as listras da Adidas ou os símbolos da Nike e Puma.
O sucesso feito pela inovadora linha de roupas, mais a imagem associada ao tenista Björn Borg, além de Guillermo Vilas, levaram a marca a ser conhecida no mundo todo. Posteriormente a empresa ingressou em esportes como esqui na neve e esportes aquáticos. Em 1976 lançou a famosa “Sail Cloth Jacket”, uma jaqueta única, 100% em cóton, com enchimentos nos ombros e cotovelos, para ser utilizada em alpinismo. Foi também neste mesmo ano que a marca italiana começou a ganhar notoriedade no esqui. No início da próxima década, a marca italiana introduziu no mercado sua primeira coleção fashion. Somente em 1983 a FILA introduziu no mercado o primeiro tênis e a primeira sandália da marca. Em 1988 voltou a atrair a atenção mundial ao assinar patrocínio com o tenista alemão Boris Becker, que se tornou sua principal estrela nos anos seguintes.
A marca italiana desembarcou no Brasil nesta década através do patrocínio de grandes atletas como os tenistas Fernando Meligeni e Fernanda Alvesa, além do envolvimento com o grupo de corredores quenianos, conhecidos por colecionar vitórias em provas de resistência no atletismo. Foi também nesta década que a marca italiana ingressou no mercado americano. Em 1993, o recordista mundial dos 10 mil metros, Moses Tanui, correu a maratona de Nova York, vestindo roupas e tênis FILA. O mercado americano mostrou interesse nos calçados da empresa, que obteve uma explosão de vendas entre 1992 a 1996, especialmente em virtude dos tênis para a prática de basquete. Em 1996 a FILA ingressou no mundo do futebol assinando contrato com o italiano Franco Baresi, jogador do Milan e considerado um dos melhores defensores da história. No ano seguinte começou a vestir equipes de futebol com seus uniformes.
Em 1997 reforçou sua linha de acessórios com o lançamento de sua primeira coleção de relógios. A linha de roupas e tênis para corridas ganhou ênfase no ano de 1999. Durante toda essa década, a marca italiana reforçou sua imagem patrocinando atletas como o esquiador italiano Alberto Tomba, a tenista Monica Seles e o queniano Paul Tergat, além de eventos esportivos importantes. No início do novo milênio a FILA resolveu focar seus produtos nas linhas de corridas, casual, outdoor (para prática de esportes de aventura), tênis e basquete. Em 2001 foi inaugurada em Milão sua primeira loja própria, batizada FILA SPORT LIFE. Posteriormente outras unidades seriam inauguradas em cidades cosmopolitas como Nova York, Roma, Londres e Tóquio. Pouco depois, em 2003, a marca foi comprada pela americana Sport Brands Internacional, do grupo Cerberus, exceto a unidade da Coréia do Sul que atuava sob licença. Porém, em 2007, a subsidiária coreana adquiriu por US$ 400 milhões o comando mundial da empresa.
A partir de 2008, a FILA passou a ser a marca esportiva oficial do campeonato de tênis de Wimbledon, um dos mais tradicionais do mundo. Durante os cinco anos de contrato, a marca forneceu uma gama de calçados das linhas de performance e casual para os participantes do torneio. O acordo fazia parte da estratégia global de investimentos em campeonatos de tênis e jogadores de elite, como Svetlana Kuznetsova, Agnes Szavay, Dmitry Tursunov, Janko Tipsarevic, Andreas Seppi e Marin Cilic. A parceria marcou ainda o lançamento da nova geração de tênis para a prática do esporte, o Fila Alfa Wimbledon. Cada detalhe do calçado foi especialmente desenhado para proporcionar mais conforto e desempenho para o atleta. Recentemente a FILA resolveu reviver o glamour dos anos 70, e lançou uma nova coleção baseada em roupas e acessórios da época. A marca decidiu reavivar os clássicos depois que colocou alguns itens em exposição nas suas lojas, recebendo uma resposta fantástica dos consumidores.
Em 2011, ano em que a FILA completa o seu centenário, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ser contemplado com a loja-conceito da marca. A FILA STORE, localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo, conta com um espaço para coleções exclusivas e importadas, além de apresentar como diferencial um ambiente harmonioso e sofisticado. A loja foi inspirada na história da grife italiana e conta com dois ambientes, um voltado para a linha de esporte – performance, e o outro voltado para a coleção style – casual.
A evolução visual
A identidade visual da marca italiana passou por pequenas modificações ao longo dos anos. Perdeu o contorno e ganhou um tom de azul mais escuro.
Os slogans
Make the rules. (2010)
Sport & Life.
Creativittá dello Sport.
Dados corporativos
● Origem: Itália
● Fundação: 1911
● Fundador: Os irmãos Fila
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
● Proprietário da marca: Fila Korea Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Gene Yoon
● Presidente: Young-Chan Cho
● Faturamento: US$ 581.7 milhões (2010)
● Lucro: US$ 78.9 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 787 milhões (agosto/2011)
● Lojas: + 65
● Presença global: 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 600
● Segmento: Marca esportiva
● Principais produtos: Calçados esportivos, roupas e acessórios
● Principais concorrentes: Head, Nike, Adidas e New Balance
● Ícones: O “F” estilizado do seu logotipo
● Slogan: Make the rules.
● Website: www.fila.com
A marca no mundo
Atualmente a FILA está presente em mais de 55 países ao redor do mundo, focando suas vendas principalmente em artigos esportivos voltados para a prática de corrida, tênis, golfe e esqui, contando ainda com uma extensa linha de produtos de aventura, roupas e acessórios. A marca italiana, que faturou mais de US$ 580 milhões em 2010, possui uma rede exclusiva com mais de 65 lojas próprias em países como Estados Unidos, Itália, Coréia do Sul, Japão e Brasil. Atualmente, a produção mundial da FILA é feita, majoritariamente, na China.
Você sabia?
● A tenista belga Kim Clijsters é a principal atleta patrocinada pela marca italiana. No Brasil, a marca tem o futebol entre seus maiores investimentos, patrocinando as equipes do Botafogo (RJ) e do Figueirense (SC) como fornecedora de material esportivo.
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