MARCAS FAMOSAS DO MUNDO

CATERPILLAR

Caminhões gigantes, chamados de fora-de-estrada, com capacidade para mais de 200-300 toneladas de carga e pneus com 3 metros de altura. Tratores e ceifadeiras que colhem e plantam boa parte dos alimentos que o planeta produz. Motoniveladoras, carregadeiras de rodas, retro-escavadeiras e escavadeiras vistas nas principais obras de infra-estrutura pelo mundo afora. E todas essas máquinas possuem duas coisas em comum: a cor amarela (predominante) e preta; e o nome CAT, abreviação de CATERPILLAR, marca líder no setor de máquinas pesadas para as áreas de construção civil, florestal e mineração, e que há mais de 80 anos vem construindo a infra-estrutura do mundo.

A história
Enormes ceifadeiras debulhadoras, puxadas às vezes por 40 cavalos, eram um espetáculo comum nos campos de cereais da Califórnia, durante o século XIX. Os lavradores precisavam de força para puxar aquelas gigantescas máquinas, mas a força dos cavalos era insuficiente. A necessidade de mais força surgiu na idade das pitorescas “máquinas de tração”. Começava então a história da CATERPILLAR. Em 1890, os americanos Benjamin Holt e Daniel Best começaram a fazer experimentos com vários tratores a vapor utilizados em propriedades agrícolas. Trabalhando separadamente, para suas respectivas empresas, eles foram pioneiros em tratores do tipo esteira e motores para tratores à base de petróleo. Naquele tempo, os motores de tração a vapor eram enormes e não raramente acabavam atolados em solos muito macios - desatolar a máquina podia levar dias. Para aumentar a área de contato do motor de tração com o terreno, Benjamin Holt teve a idéia de substituir as rodas por esteiras.


Em 24 de novembro de 1904, o primeiro trator a vapor do tipo esteira de projetado por Holt foi testado. Em pouco tempo, ele começou a ser usado para arar o solo ao redor de sua fábrica em Estocolmo, Califórnia, e foi considerado um enorme sucesso. Depois de mais alguns testes, o primeiro trator de esteira – com um novo e aprimorado conjunto de esteiras – foi enviado ao sítio da família Holt para que arasse o solo durante o inverno. Logo após, ele registrou a marca CATERPILLAR. Depois de mudar de alimentação a vapor para alimentação a petróleo, em 1909, seus tratores de esteira já estavam sendo literalmente “arrancados de suas mãos” pelos clientes. Enquanto isso, o filho de Daniel Best, CL Best, fundava sua própria empresa e, em 1910, começava a fabricar tratores de pneus alimentados por petróleo. Quase imediatamente, o jovem começou a trabalhar em um trator experimental do tipo esteira. O trator de esteira “CBL” de 75 cv foi lançado no início de 1913, sendo a primeira máquina a carregar a marca registrada “Tracklayer”. O Tracklayer 75 trazia um grande número de inovações importantes no projeto. Entre elas é possível destacar as melhorias na oscilação das esteiras, para reduzir as cargas de choque sobre a estrutura e o motor, além da metalurgia aprimorada por todo o trator.


Com o início da Primeira Guerra Mundial, os tratores de Holt tiveram grande procura por parte das Forças Aliadas. No final do conflito, Harry H. Fair, um investidor da cidade de San Francisco, que conhecia as empresas Holt Manufacturing Company, localizada em Estocolmo na Califórnia e que possuía boa reputação e grandes fábricas; e a CL Best Tractor Company, localizada em San Leandro, também na Califórnia, e que tinha melhor situação financeira e necessitava de mais espaço para as suas fábricas; viu as vantagens de efetuar a uma fusão entre ambas. Isto ocorreu no dia 15 de abril de 1925 para formar a Caterpillar Tractor Co. A nova empresa logo iniciou a produção de dois modelos Best e outros três de Holt. No primeiro ano de operações, realizou vendas no valor de US$ 13.8 milhões. As décadas de 1920 e 1930 trouxeram grande expansão aos mercados da construção de estradas, indústria madeireira e assentamento de oleodutos. E com isso, as máquinas da CATERPILLAR foram requisitadas com maior freqüência.


Desde então, a empresa tem sido a protagonista de uma história de desenvolvimento contínuo de produtos. Duas grandes inovações marcaram a história da CATERPILLAR: a introdução do motor a diesel à linha de montagem, no trator Diesel Sixty, em 1931; e a invenção da esteira lubrificada e hermética. O motor diesel com maior potência e menores custos de operação levou a empresa a alcançar o primeiro lugar na indústria da terraplanagem, lugar esse que mantém até os dias de hoje. Já a esteira lubrificada e hermética ajudou a reduzir os custos de manutenção do chassi. Os pinos das esteiras ficavam permanentemente revestidos com lubrificante, o que reduzia o contato entre os metais e prolongava a vida útil dos pinos e buchas. Outras melhorias realizadas com o passar dos anos incluem a troca de controles por cabos por comandos hidráulicos, sistemas de monitoramento computadorizados, divisores de torque, transmissões de potência por sistemas planetários, diferenciais, entre outras.


Com o início da Segunda Guerra Mundial na década de 40, o governo americano pediu a CATERPILLAR para dedicar toda a sua organização à produção de tratores e motoniveladoras. As máquinas apareceram então pintadas de verde-azeitona, em substituição ao tradicional amarelo. Nesta época, a linha de produtos incluía: motoniveladoras, niveladoras de lâmina, niveladoras elevadoras, plainas e grupos geradores. No começo da década seguinte, foi aberta uma subsidiária na Inglaterra, a primeira de muitas operações no exterior criada para ajudar a gerenciar as faltas de intercâmbio, as tarifas, os controles de importação e melhor servir os clientes em todo o mundo.


A década de 80 foi extremamente difícil para a empresa: de 1981 a 1983, a recessão mundial teve enorme impacto sobre a CATERPILLAR, custando à empresa o equivalente a US$ 1 milhão por dia e forçando-a a reduzir drasticamente os níveis de emprego. Foi então que a gigante começou seu processo de recuperação, diversificando sua linha de produtos para atender a uma variedade maior das necessidades de seus clientes (hoje em dia são cerca de 300 produtos oferecidos, mais que o dobro do que em 1981); iniciou um programa de modernização de fábricas no valor de US$ 1.8 bilhões para aperfeiçoar os processos de produção; descentralizou sua arcaica estrutura; e reorganizou-se em unidades de negócios responsáveis pelo retorno sobre os ativos e a satisfação do cliente. Isto foi o suficiente para a recuperação da empresa, que nos últimos anos se tornou um gigante dominante de seu setor. Passada a última crise mundial, período em que a empresa foi afetada duramente, a CATERPILLAR A aposta suas fichas nos geradores e sistemas de propulsão diesel-elétricos para atender clientes dos setores marítimos e de petróleo, um investimento feito de olho especialmente nos negócios que serão criados com a exploração do pré-sal no Brasil.


A linha do tempo
1931
● Criação de um grupo separado de vendas para comercializar motores a diesel para outros fabricantes de equipamentos. Este grupo foi substituído em 1953 por uma divisão de vendas e marketing separada para melhor atender às necessidades de uma ampla gama de clientes de motores. As vendas de motores são atualmente responsáveis por cerca de um terço das vendas e receitas totais da empresa.
1949
● A marca CAT (abreviação de CATERPILLAR) foi utilizada pela primeira vez, e posteriormente registrada, em 1952, quando começou a aparecer estampada em suas máquinas.
1983
● A CATERPILLAR LEASING COMPANY foi expandida para oferecer opções de financiamento de equipamentos aos seus clientes em todo o mundo, passando a se chamar oficialmente Caterpillar Financial Services Corporation.
1987
● Lançamento do trator CHALLENGER, em conjunto com seu sistema patenteado Mobil-trac. O sistema foi um grande avanço na direção de uma maior capacidade de tração e flutuação, menor compactação do solo e maior versatilidade para diminuir custos e aumentar a produtividade da propriedade agrícola.
● Criação da CATERPILLAR LOGISTICS SERVICES, uma subsidiária que oferecia soluções e serviços de cadeia de abastecimento à empresa mãe, e a mais de 65 outras empresas líderes em todo o mundo. Com sede em Morton, estado de Illinois, opera mais de 105 escritórios e instalações em 25 países nos seis continentes. A subsidiária oferece sua total capacidade de serviços a empresas nos setores de mercado que incluem peças de serviço automotivas, industriais e aeroespaciais, bens duráveis para consumidores, tecnologia, eletrônicos e logística de fabricação.
1997
● A empresa continua a se expandir, adquirindo a Perkins Engines sediada na Inglaterra. Com a adição da alemã MaK Motoren no ano anterior, a CATERPILLAR se torna líder mundial na fabricação de motores diesel.
1998
● O maior caminhão fora-de-estrada do mundo – o modelo 797 - inicia suas atividades no campo de provas da empresa no estado do Arizona.
1999
● Apresentação de sua nova linha de equipamentos compactos para construção na CONEXPO, a maior feira de equipamentos para construção, em resposta às mudanças de necessidades dos clientes para equipamentos de construção menores e mais versáteis.
2001
● Primeira empresa a lançar globalmente o 6 Sigma, um programa projetado para impulsionar a eficiência e eliminar desperdício, definindo falhas no processo de produção.
2003
● A empresa se torna a primeira fabricante de motores a oferecer uma linha completa de motores diesel limpos em total conformidade e certificados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. A tecnologia revolucionária de controle de emissões da CATERPILLAR, conhecida como ACERT, é projetada para atender aos padrões EPA sem sacrificar o desempenho, a confiabilidade ou a economia de combustível.
2010
● Apresentação do primeiro modelo da linha completa de Caminhões Vocacionais Cat®. A primeira linha de caminhões da empresa oferece soluções personalizadas para diversas aplicações de trabalho, desde remoção de pedras e o transporte de lixo ao corte de madeira e o derramamento de concreto.


O gigante
É da CATERPILLAR o título de maior caminhão do mundo: o 797B, modelo fora-de-estrada (off-higway, em inglês) para mineração da classe ultra. Não é para menos. Só para começar, vazio, este verdadeiro titã pesa mais de 600 toneladas (623.690 kg, para ser mais exato). E não pára por aí: 7.6 metros de altura vazio (que pode passar dos 15 metros em operação), 14.5 metros de comprimento, 9.8 metros de largura e capacidade de carga útil de incríveis 345 toneladas métricas. A motorização desse super caminhão é um capítulo à parte. O gigante é puxado por um motor diesel série 3524B de 24 cilindros (dois blocos) e sistema de injeção eletrônica. Com ele, o 797B tem potência máxima de 3.550 cavalos de força e vai a 67 km/h – o que não é pouco, para um caminhão de mais de 600 toneladas. O motor é controlado eletronicamente via ECM (Módulo de Controle Eletrônico), que utiliza um avançado software de administração para supervisionar, controlar e proteger a motorização via sensores eletrônicos de diagnóstico automático.


A transmissão, também considerada a maior a já equipar um caminhão. Tem sete velocidades mais a ré. Para facilitar o trabalho do operador, esse super caminhão é equipado com direção hidráulica. Destaque ainda para a velocidade dos cilindros de levantamento da caçamba: 25 segundos para subir e 18.5 segundos para descer. E tem mais. Olha só a capacidade de combustível da fera: 6.814 litros. Para se ter uma idéia, o 797B é tão grande que não pode rodar em nenhuma estrada. Ou seja, tem que ser montado no próprio local onde irá operar. E se ele tem esse tamanho todo, imagina o pneu: 4 metros de altura, sendo que cada um deles não custa menos do que US$ 40 mil. E o preço do CATERPILLAR 797B também é de gente grande: US$ 5.6 milhões.


As revendedoras
A rede mundial de revendedores da CATERPILLAR, composta por mais de 200 concessionárias, proporciona uma vantagem competitiva, afinal os clientes tratam com pessoas que eles conhecem e confiam. Quase todos os revendedores são empresas independentes e de propriedade de pessoas locais. Muitos têm relacionamentos com seus clientes que duram há pelo menos duas gerações. Os revendedores atendem as necessidades em equipamentos, serviços e financiamento de clientes em mais de 200 países, oferecendo uma completa linha com mais de 400 tipos de máquinas e tratores. Os serviços de aluguel são oferecidos através de mais de 1.600 pontos em todo o mundo. Além disso, a empresa oferece aos seus clientes os Técnicos de Serviço de Campo, cuja experiência e as ferramentas para diagnosticar avarias rapidamente prestam serviços emergenciais. Sua primeira prioridade é manter as máquinas em constante funcionamento. Seus caminhões estão cheios de ferramentas com tecnologia de ponta e equipamentos de diagnóstico. Eles trazem programas com especificações para todas as máquinas CATERPILLAR, incluindo uma lista de peças originais, manuais de serviço e atualizações em cada máquina desde 1978 até hoje. Mas mais que todas essas ferramentas, o conhecimento que cada um traz para o trabalho mantém os equipamentos em operação.


A expansão da marca
CATERPILLAR para ir ao trabalho, passear, jogar golfe, presentear uma filha, proteger-se do frio, assinar um cheque. Obviamente, não se está falando de retroescavadeiras e tratores que fazem o nome da mais famosa fabricante de máquinas pesadas do mundo. Mas dos produtos promocionais que nasceram na década de 80 para ajudar a divulgar a sua marca e acabaram virando uma grife de prestígio. São bonés, canetas, chaveiros, relógios, malas, ursos de pelúcia, jogos infantis, camisetas, jaquetas, veículos miniaturas e as cobiçadas botas todo-terreno (que é a jóia da coroa e conta com mais de 60 modelos masculinos e femininos). Os calçados CAT seguem o mesmo conceito das máquinas na qualidade das matérias primas, na fabricação do produto que oferece resistência, durabilidade, e alta tecnologia sem abrir mão do conforto. Somente no Brasil, as vendas desses artigos chegam a R$ 500 mil. No mundo inteiro, existe um único licenciado para produzir as botas e os tênis da CAT. É a empresa americana Wolverine, que desde 1994 produz a famosa linha de calçados CAT. Hoje, CATERPILLAR é uma grife forte na Europa e nos Estados Unidos. Os produtos licenciados são vendidos em lojas próprias e em espaços exclusivos dentro de em lojas de departamento. Sem falar, é claro, que eles geram faturamento de US$ 950 milhões ao ano para a empresa.


O nome
Segundo reza a história, em 1866, um francês chamado Clément Ader, inspirado numa máquina de locomoção por arrasto, apoiada em rolos, concebeu um mecanismo para deslocação por intermédio de uma corrente, o que resultou em um avanço por rasto contínuo semelhante ao modo de deslocação de uma lagarta (em inglês “caterpillar”). A descoberta do princípio do sistema, por ter tido somente aplicações práticas, e o conseqüente merecido reconhecimento depois da invenção ter sido desenvolvida e resultado na locomoção de máquinas, acabou posteriormente com o mérito a pertencer Benjamin Holt. E, como pioneiro do feito designado por rasto contínuo, que perdura até os dias de hoje e continua a existir com a mesma concepção original, figuram Benjamin Holt e Daniel Best, os quais se encontram na origem das raízes da fundação da CATERPILLAR — e, daí, com toda a justiça, o nome “caterpillar” significar na língua original inglesa “lagarta”.


Os slogans
Today’s work. Tomorrow’s world. (2005)
The difference counts. (2005)
Get an edge. (2001)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 15 de abril de 1925
● Fundador: Daniel Best e Benjamin Holt
● Sede mundial: Peoria, Illinois
● Proprietário da marca: Caterpillar, Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Douglas Oberhelman
● Faturamento: US$ 42.5 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 2.7 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 65.3 bilhões (junho/2011)
● Valor da marca: US$ 4.704 bilhões (2010)
● Fábricas: 110
● Revendedoras: + 200
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 105.400
● Segmentos: Equipamentos pesados
● Principais produtos: Máquinas agrícolas, veículos pesados, equipamentos para construção civil
● Principais concorrentes: John Deere, New Holland, Massey Ferguson e JCB
● Ícones: Os tratores e caminhões amarelos
● Slogan: Today’s work. Tomorrow’s world.● Website: www.cat.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CATERPILLAR está avaliada emUS$ 4.704 bilhões, ocupando a posição de número 70 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 58 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de 2011.

A marca no Brasil
A presença da CATERPILLAR no Brasil começou em 1954 com um armazém, no bairro da Lapa, para comercialização, fabricação e estocagem de peças e componentes. No ano seguinte a empresa realizou seu segundo investimento fora dos Estados Unidos, comprando uma área de 164.000 m² na cidade de São Paulo e lá instalando sua fábrica que começou a produzir em 1960. A primeira máquina produzida foi a Motoniveladora 12E. Como líder do setor em vendas domésticas e de exportação de equipamentos de terraplenagem, a empresa produz atualmente 35 modelos de máquinas que incluem escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além de ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. Em outubro de 2001, a empresa ingressou no mercado de energia, com a produção de grupos geradores de 36a 750 kVA. Todos estes produtos são exportados para mais de 120 países. Hoje, a subsidiária brasileira emprega 5.700 pessoas e se classifica entre as 30 maiores empresas exportadoras do país. Além disso, a CATERPILLAR tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do país, investindo e participando na construção de obras de grande escala, como usinas hidrelétricas, rodovias, ferrovias e aeroportos, assim como em projetos de florestas sustentáveis, mineração, agricultura e geração de energia.


A marca no mundo
A CATERPILLAR, líder do setor de máquinas para as áreas de construção civil, florestal e mineração, tem mais de 110 fábricas espalhadas por 23 países ao redor do mundo, comercializando seus produtos em 200 países e faturando mais de US$ 42 bilhões em 2010. A área de veículos industriais é a divisão mais conhecida da empresa, mas está longe de ser a única estrela do grupo. Silenciosamente, a CATERPILLAR está invadindo o setor elétrico com a nova divisão de geradores de energia. Em 2010 a empresa, que empresa mais de 105.000 pessoas, investiu US$ 1.9 bilhões em pesquisa e desenvolvimentos de novos produtos.

Você sabia?
● O trator modelo D9 tem sido adaptado para uso militar especialmente pelas Forças de Defesa de Israel. Estes equipamentos são utilizados para destruição de residências e limpeza de terreno mesmo sob ataque de pedras e armas. Apesar de Israel ver esta medida como defesa os danos que ela tem causado aos palestinos, especialmente Raifa e Jênin, tem gerado enorme controvérsia. Em 7 de fevereiro de 2006 a Igreja da Inglaterra decidiu se desfazer de aproximadamente US$ 2.2 bilhões em ações da empresa. Esta ação foi vista como forma de se afastar das alegações que o exército de Israel utiliza as escavadoras da CATERPILLAR para destruição de residências palestinas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário