Chuteiras MIZUNO historias e curiosidades da marca

MIZUNO



Seu conceito de levar o desempenho a sério, resume o espírito de uma empresa que trabalha para ajudar o atleta e o consumidor a buscar, encarar e superar desafios cada vez maiores, quebrando recordes e alcançando o topo em todas as competições disputadas. A japonesa MIZUNO dedica mais de um século de história, paixão e alta tecnologia a favor do esporte, sendo considerada pioneira em suas tecnologias que envolvem o homem e a corrida. 

A história 
A história de uma das mais tradicionais marcas esportivas do mundo começou exatamente no dia 1 de abril de 1906 quando Rihachi Mizuno, um devotado fã do beisebol, e seu jovem irmão Rizo, fundaram a Mizuno Brothers na cidade japonesa de Osaka, para inicialmente fabricar produtos ortopédicos. Talvez isso explique porque, mais de um século depois, a MIZUNO seja uma das marcas que mais entende de pés, desenvolvendo tênis com as mais avançadas tecnologias. Já no ano seguinte a empresa iniciou as vendas de produtos e equipamentos para a prática do beisebol, golfe e atletismo, em sua grande maioria importados dos Estados Unidos, além de acessórios como mochilas, munhequeiras, bonés e roupas esportivas. Alguns anos depois, em 1910, a pequena loja mudou de local e nome, passando a chamar MIZUNO SHOP. Nesta época começou a patrocinar campeonatos de beisebol e a estampar sua marca em roupas esportivas. O sucesso nas vendas da pequena empresa fez com que, em 1912, fosse aberta a primeira filial na cidade de Tóquio. No ano seguinte, Rihachi, decepcionado com a qualidade dos materiais de beisebol importados resolveu iniciar a produção de bolas, tacos e luvas para a prática desse esporte, inaugurando, em 1914, a primeira fábrica para a produção de equipamentos esportivos.




Até a década de 1920 a MIZUNO esteve envolvida diretamente com formações de pequenas ligas e torneios de beisebol pelo Japão. Em 1921 iniciou a produção de equipamentos para a prática do golfe. Dois anos depois foi a vez dos equipamentos de esqui na neve ganharem importância dentro da empresa, que mudou seu nome para Mizuno Sporting Goods Company. Nos anos seguintes várias outras lojas foram abertas por cidades japonesas e, em 1938, a empresa inaugurou um laboratório para desenvolvimento de produtos. Em 1940 a empresa começou a fabricar planadores, que seriam usados nos Jogos de Tóquio. Com o início da Segunda Guerra Mundial a empresa teve suas atividades praticamente paralisadas. A MIZUNO começaria a ganhar projeção internacional somente após o término do conflito, nos Jogos Olímpicos de 1948 quando o atleta americano, Guinn Smith, da equipe de atletismo, conquistou a medalha de ouro no salto com vara usando um equipamento produzido pela empresa.




Sempre investindo e inovando em pesquisas e desenvolvimento de produtos, a marca inventou e patenteou o taco condensado de beisebol no ano de 1957. Nos anos que se seguiram a marca esteve envolvida em inúmeras atividades, como por exemplo, em 1966, quando assinou um contrato com a australiana Speedo para desenvolver equipamentos para natação. Pouco depois, em 1969, estabeleceu a subsidiária americana na cidade de Los Angeles, ingressando no enorme e competitivo mercado esportivo dos Estados Unidos. Em 1975 começou a comercializar um modelo de taco de beisebol feito de metal, que o tornava bem mais leve que os outros disponíveis no mercado.




O ano de 1977 foi muito marcante para a MIZUNO, pois foi o início da era de patrocínios de atletas profissionais renomados, como o golfista espanhol Seven Ballesteros. O atleta Carl Lewis, um dos maiores ídolos do atletismo americano da época, assinou contrato de patrocínio com a MIZUNO em 1987. No ano seguinte foi a vez da atleta americana Florence Griffith Joyner passar a vestir material da marca, além da famosa seleção de rúgbi da Nova Zelândia, conhecida como popularmente All Blacks. Foi no início desta década que a subsidiária americana passou a desenvolver, fabricar e distribuir equipamentos, calçados e vestuário para o setor esportivo em diversas modalidades como atletismo, voleibol, beisebol, entre outras.




No Brasil, a marca também apareceu nesse período. Na década de 1990 o marketing esportivo ganhou ainda mais força dentro da empresa, que assinou contratos de patrocínios com grandes atletas como o tenista Ivan Lendl e o golfista Nick Faldo, além de patrocinar inúmeras equipes olímpicas. Nesta década a empresa fortaleceu sua presença internacional, e na década seguinte iniciou a inauguração de uma série de mega-lojas da marca com a primeira unidade sendo aberta na China em 2004.




A linha do tempo 
1933 
● Lançamento da linha de tacos de golfe STAR LINE. Eram os primeiros tacos produzidos no Japão. 
1958 
● Lançamento dos esquis da marca japonesa. 
1975 
● Após ouvir as necessidades dos jogadores, a marca começa a produzir luvas de beisebol específicas para cada posição. 
1982 
● Lançamento de uma linha de tacos de golfe com cabeça de carbono. 
1990 
● Lançamento dos primeiros tacos de golfe do mundo que incorporavam titânio puro em sua estrutura. 
1996 
● Lançamento do calçado para a prática do beisebol com nove travas de metal. Até então o padrão do mercado era chuteiras com seis travas. 
1997 
● Lançamento de dois modelos de tênis com a tecnologia WAVE, que oferecia estabilidade e amortecimento simultaneamente, respeitando as mais variadas características físicas e biomecânicas de cada usuário. Desta forma, minimizava ao máximo os riscos de lesões durante a prática esportiva. 
1998 
● Lançamento de uma linha de produtos assinada pelo estilista Gianfranco Ferré. 
2000 
● Lançamento no Brasil do teste de pedígrafo, que indica ao atleta qual seu tipo de pisada e qual o calçado ideal para ele. 
2003 
● Lançamento do tênis para corrida MIZUNO WAVE CREATION 4. O tênis era ideal para a prática de corrida, caminhada ou treino e estava disponível para mulheres e homens, produzido com a mais avançada tecnologia. Possuindo design moderno e fashion, era valorizado pela tecnologia Wave, que proporcionava amortecimento e estabilidade ao mesmo tempo, além de tecnologias complementares que eram indispensáveis para pessoas que buscavam o melhor calçado para a prática de seus exercícios. 
2006 
● Lançamento da chuteira MIZUNO WAVE SHINKEN. Desenvolvida em couro de canguru com design diferenciado, a chuteira era valorizada pela exclusiva tecnologia Wave, através da placaCompact Wave inserida no calcanhar, aliada às tecnologias VS-1, que reforçava o amortecimento e a estabilidade do calçado e o Dynamic Foot Contour (DFC), uma construção exclusiva que garantia maior proteção ao calcanhar. 
2007 
● Lançamento do tênis MIZUNO NIRVANA 3, com design diferenciado, sendo ideal para corredores com pronação leve que buscam o equilíbrio perfeito entre amortecimento e estabilidade. 
● Lançamento do tênis MIZUNO WAVE CREATION 8, que inovou o segmento de calçados para a prática de corrida por trazer a terceira geração da Placa Wave (sistema de amortecimento exclusivo da marca). 
2008 
● Lançamento do tênis MIZUNO WAVE CREATION 9, equipado com a inovadora tecnologiaDynamotion Fit, que permite a interação perfeita dos movimentos do pé com o calçado através de uma construção especial que minimiza o stress causado no calcanhar durante as corridas ou caminhadas. Esse sistema garante a manutenção do calçar ao longo de toda a atividade esportiva, evitando o deslocamento do calcanhar e auxiliando no desempenho. O modelo era valorizado também pela exclusiva 3D Tongue, lingueta anatômica que envolvia totalmente o pé aumentando o conforto e garantindo maior estabilidade. 
2009 
● Desenvolve e lança em seus calçados a GENDER ENGINEERING, tecnologia que maximiza o desempenho pelo diferencial do solado de homens e mulheres. 
2011 
● Lançamento da NEW SMOOTHRIDE, tecnologia que minimiza a perda de energia pelo atleta durante a corrida. 
2013 
● Lançamento do tênis MIZUNO WAVE SAYONARA, que reúne as principais e mais atuais tecnologias da marca japonesa, que geram estabilidade, devido ao Dynamotion Fit (que acompanha o movimento o movimento dos pés e minimiza o risco de lesões), maior ventilação, além de amortecimento, estabilidade e flexibilidade. Seu solado é feito de borracha com carbono, que aumenta a durabilidade do calçado, cuja composição resulta também em um tênis mais leve, macio e com alta absorção dos impactos e tração em diferentes tipos de solo.




As tecnologias 
Com a finalidade de aperfeiçoar, ainda mais, a ciência e a criação de equipamentos e calçados esportivos, a MUZINO conta com o mais revolucionário laboratório de biomecânica do mundo: o Sozo Studio, na cidade de Osaka, no Japão. Este laboratório criou a tecnologia WAVE, única do mercado que emprega amortecimento e estabilidade ao mesmo tempo. O MIZUNO WAVE possui um modelo de tênis para cada combinação de “tipo de pé” e “tipo de pisada”. Outras tecnologias foram desenvolvidas para aumentar o desempenho e reduzir o risco de lesões: 
COMPACT WAVE: oferece aumento de 60% no amortecimento e estabilidade na chuteira. 
COMPOSITE WAVE: dupla configuração de placas paralelas que se estendem por toda e entressola do calçado. Construída em Pebax e borracha, proporciona amortecimento e estabilidade de acordo com a necessidade de cada usuário. 
FAN WAVE: presente em diferentes combinações e alturas que oferecem máxima estabilidade e amortecimento de impacto. 
DOUBLE WAVE: dupla configuração de ondas na entressola que previne rotação excessiva do pé. 
ZIG ZAG WAVE: tecnologia que oferece amortecimento de impacto e máximo de estabilidade, propiciando, principalmente resistência durante movimentos laterais que ocorrem com frequência nos esportes praticados em quadras. 
DYNAMOTION FIT: tecnologia de construção que evita a deformação do talão e o stress do calcanhar, fazendo com que o movimento do pé interaja perfeitamente com o calçado. VS-1: absorve choques, prolonga a duração do amortecimento e realça suas propriedades por intermédio da resistência de um conjunto de compressões. 
MIZUNO INTERCOOL: elimina o problema da concentração do calor e umidade, incorporando um sistema de orifícios de ventilação em toda a extensão da sola. X10: uma borracha carbonada que permite uso prolongado em áreas de alto impacto e proporciona mais tração na batida do calcanhar. 
AIRMESH: tecnologia (tecido de náilon com tramas mais abertas) que possibilita manter um alto padrão de ventilação permitindo que o pé se mantenha fresco. 
SENSOR POINT: pinos de absorção de impacto ao longo de todo o solado proporcionando maior estabilidade, amortecimento e tração. 
AP MID SOLE: tecnologia que minimiza o tempo de transição da passada através do impacto e aumento da flexibilidade do calçado. 
ICE TOUCH: utilização de microfibras de poliamida de última geração que facilitam o transporte do suor para o exterior do tecido, acelerando sua secagem, mantendo o corpo seco e em temperatura estável. A tecnologia proporciona um toque macio e gelado, causando uma sensação única de conforto e frescor. 
BAC2ACTION: sistema de ação bacteriostática utilizado nos tecidos para inibir a proliferação de micro-organismos responsáveis pela formação de odores.




A evolução visual 
Ao longo de sua história a identidade visual da marca passou por algumas alterações. Em 1980 foi adotada a tipografia de letra atual. A última modificação ocorreu em 1999. E apesar de manter a mesma tipografia de letra, o logotipo ganhou um símbolo abstrato, batizado de RunBird, que apareceu pela primeira vez em 1983 em uma linha de produtos. O símbolo foi criado a partir da geometria que representava as órbitas de três planetas, significando assim a união do esporte, energia e espaço sem fim.



Os slogans 
Never Settle. (2008) 
Serious Performance. 
For pure performance. (1990) 
The World of sports. (1980) 




Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de abril de 1906 
● Fundador: Rihachi e Rizo Mizuno 
● Sede mundial: Osaka, Japão 
● Proprietário da marca: Mizuno Corporation 
● Capital aberto: Sim (1972) 
● Presidente: Akito Mizuno 
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (2012/2013) 
● Lucro: US$ 19 milhões (2012/2013) 
● Valor de mercado: US$ 800 milhões (março/2014) 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.400 
● Segmento: Esportivo 
● Principais produtos: Tênis, equipamentos esportivos e roupas 
● Concorrentes diretos: AsicsNikeFilaNew BalanceAdidasPuma e Reebok 
● Ícones: A tecnologia Wave 
● Slogan: Never Settle. 
● Website: www.mizuno.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a MIZUNO fabrica e distribui equipamentos para a prática do beisebol, softball, atletismo, golfe, futebol, rúgbi, judô, tênis, vôlei, além de calçados esportivos para diversas modalidades em mais de 150 países ao redor do mundo. Aproximadamente 70% das vendas da marca ocorrem dentro do mercado japonês. 

Você sabia? 
● O famoso golfista Tiger Woods utilizou tacos MIZUNO quando competia nas ligas universitárias. 

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